17/12 – tarde

O período da tarde deste dia do Seminário foi dedicado ao tema Cultura e Meio Ambiente – um diálogo necessário. Para este debate, foram convidados o músico, compositor e ex-Ministro da Cultura, Gilberto Gil e o Cacique Benki Ashaninka, que discutiram as conexões entre as dinâmicas culturais, em diálogo com a agenda da sustentabilidade e do meio ambiente.

Gilberto Gil começa o debate afirmando que já não tinha o que falar, mas reconheceu a importância do encontro entre as redes, movimentos sociais e os povos da floresta para garantir a luta pela garantia dos direitos humanos e pelo meio ambiente, e emendou: “Eu venho sempre nestes lugares porque aqui há humanidade e eu sou humano, quero encontrar outros companheiros da mesma espécie. E, por falar em meio ambiente e seres humanos, essa é uma espécie ameaçadíssima.” Por fim, depois de uma prosa que se alongou pelos fazeres da cultura e natureza como o lugar onde existem reservas de saber, fontes de recursos suficientes para o suprimento das necessidades de todas as espécies, desde que respeitadas, repetiu uma frase já dita em outro evento, o Republica, no Rio de Janeiro, em agosto de 2014, com grupos e redes da mesma natureza, alguns dos quais presentes no Cidadania 2.0: “Eu vim aqui para me ver, para me visitar”.

A liderança Ashaninka Benki Pianko agradeceu a oportunidade de participar do evento e apresentou o seu filho Raine Pyianko, de 16 anos. Benki afirmou que com a mesma idade do filho fez a primeira viagem sozinho para o mundo dos brancos. Benki aproveitou a presença de Gilberto Gil e do então Secretário de Cultura de São Paulo (e posteriormente Ministro da Cultura) Juca Ferreira, para agradecer as políticas públicas construídas para os povos indígenas durante a gestão de ambos no Ministério da Cultura. E reforçou a importância da sua continuidade, assim como da ampliação dos direitos indígenas na constituição brasileira: ‘’O mundo é muito grande, e nós temos um pequeno pedaço em que vivemos, por ele temos que lutar para sobreviver e preservar”.

15430335693_3d94266644_o