Entidades participantes

  • logo-abraco

  • ABRAÇO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA

    Atualmente presente em 24 estados e no Distrito Federal, é uma organização de classe que se insurgiu contra o monopólio dos meios de comunicação no Brasil, através da manifestação radiofônica das comunidades das cidades, periferias e do campo. Foi fundada em 1996, em Praia Grande, São Paulo, para unificar a luta das rádios comunitárias pela regulamentação do serviço pelo Congresso Nacional, na luta pela democratização da comunicação e pela liberdade de expressão.

    Representante: José Luiz Soter
    Site: www.abraconacional.org

  • logo-asa

  • ASA – ARTICULAÇÃO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

    Rede formada por mil organizações da sociedade civil que atuam na gestão e no desenvolvimento de políticas de convivência com a região do semiárido. Sua missão é fortalecer a sociedade civil na construção de processos participativos para o desenvolvimento sustentável e a convivência com o Semiárido, referenciados em valores culturais e de justiça social. As entidades que integram a ASA estão organizadas em fóruns e redes nos nove estados que compõem o Semiárido Brasileiro (AL, BA, CE, PE, PB, PI, SE, RN e MG). Entendendo que a água não é bem de consumo, mas um direito humano básico, ao mesmo tempo, alimento necessário à vida e insumo para a produção de outros alimentos, a ASA desenvolveu o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido. Esse programa abriga tecnologias sociais populares de captação e armazenamento de água para consumo humano e para a produção de alimentos. Além disso, fortalece outras iniciativas de convivência com o Semiárido, como a construção do conhecimento agroecológico; as cooperativas de crédito voltadas para a agricultura familiar e camponesa; os bancos ou casas de sementes nativas, ou crioulas; os fundos rotativos solidários; a criação animal; a educação contextualizada; o combate à desertificação.

    Representante: Glayciane Bezerra
    Site: www.asabrasil.org.br

ASSOCIAÇÃO APIWTXA CENTRO YORENKA ANTAME

O Centro Saberes da Floresta promove o intercâmbio e a troca de saberes entre índios e não-índios na região do Alto do Juruá, no Acre.

Representantes: Benki Ashaninka e Raine Ashaninka
Site: www.facebook.com/CentroYorenkaAtame

  • logo-balsa

  • BALSA

    Espaço de encontros, eventos e realização de atividades de cunho social e cultural que se destina à promoção de projetos, iniciativas e atividades culturais colaborativos e participativos.

    Representantes: Elohim Barros e Renata Mein
    Site: www.facebook.com/balsa26