1º Seminário de Imersão das Redes

Baixe a publicação oficial do evento Cidadania 2.0 em São Paulo (2014) – 1º Seminário de Imersão das Redes:

capa-publica-seminario

O evento Cidadania 2.0 – 1º Seminário de Imersão das Redes é uma iniciativa da ONG Contato com patrocínio da Fundação Banco do Brasil e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O projeto busca aproximar e gerar intercâmbio entre redes de movimentos sociais organizados por todo o Brasil voltados para a troca de experiências e tecnologias sociais, cidadania e cultura, com a juventude. Para isso, o projeto propõe a reflexão, o debate e o intercâmbio de tecnologias de inclusão e estratégias de sustentabilidade no trabalho com a cultura e a juventude em todo o país.

O objetivo fundamental desta iniciativa é contribuir para construção de um plano estratégico voltado a promoção de intercâmbio de conhecimentos e tecnologias sociais, produção de conteúdos sobre redes e organizações sociais, buscar formas de sustentabilidade e ampliação dos investimentos estratégicos, criar uma rede de comunicação entre redes e promover encontros anuais direcionados à ampliação da participação social no Brasil.

A característica das atividades que irão se desenvolver durante o período de cinco dias serão voltadas à reflexão e ao debate de ideias. Durante os períodos da manhã e da tarde, ocorrerão reuniões e bate papos com 60 representantes de importantes redes de movimentos sociais brasileiros que atuam no campo da cultura e da juventude como forma de desenvolvimento social, junto a intelectuais, lideranças comunitárias, comunicadores e representantes de governo e empresas.

seminario_pessoas

15 a 19 de Dezembro / 2014, no Espaço Colaborativo “O Farol” – R. Capitão Salomão, 26 – Centro – São Paulo

Confira a programação completa do evento:

15/12 – segunda

09:00 às 12:00 Horas

 

• Abertura Oficial – Presença de Autoridades, Representante das Redes, Parceiros e Público Interessado. Falas: Alfredo Manevy (Secretário Adjunto Municipal de Cultura de São Paulo), Severine Macedo (Secretaria Nacional de Juventude), Marcos Frade (Diretor da Fundação Banco do Brasil), Helder Quiroga (Coordenador da ONG Contato) e Baixo Ribeiro (Farol).

14:00 às 18:00 horas

 

• Apresentação da Programação por parte da equipe do Contato e Representantes da Fundação Banco do Brasil e Secretaria Municipal da Prefeitura de São Paulo.

• Apresentação das redes e participantes presentes.

16/12 – terça

09:00 às 12:00 Horas

NOVAS TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO EM REDE – busca-se neste debate refletir sobre novas ferramentas de comunicação a distância e formas de construção de diálogos em rede visando a sustentabilidade e o desenvolvimento de ações coletivas e colaborativas.

Debatedores: Raoni Kulesza do Projeto LAVID (UFPB) e Rodrigo Savazoni (Professor e Pesquisador)

14:00 às 18:00 Horas

Espaço colaborativo Farol – Novas formas de associativismo criativo no Brasil e empreendedorismo social.

Palestrantes: Baixo Ribeiro da Choque Cultural e integrantes de coletivos associados a iniciativa empreendedora Farol.

20:00h às 22:30 Horas

Show COLADERA com participação de Aline Frazão (Angola) – Local: Centro Cultural São Paulo

17/12 – quarta

09:00 às 12:00 Horas

CULTURA E JUVENTUDE NOVAS FORMAS DE CONSTRUÇÃO DE POLÍTICA NA CONTEMPORANEIDADE – busca-se neste encontro refletir sobre as novas formas de atuação da juventude na construção de políticas públicas e ativismo em rede.

Debatedores: Eliane Costa (Consultora de Cultura) e Regina Novaes (Pesquisadora)

14:00 às 18:00 Horas

CULTURA E MEIO AMBIENTE – UM DIÁLOGO NECESSÁRIO” – A proposta é apontar conexões entre as dinâmicas culturais em diálogo com a agenda da sustentabilidade e do maio ambiente

Debatedores: Gilberto Gil (Músico e Compositor) e Benki Ashaninka (Centro Yorenka Antame)

18/12 – quinta

09:00 às 12:00 Horas

REDE DAS REDES E O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS COMPARTILHADAS – neste debate se propõe analisar as novas formas de associativismo entre redes de movimentos sociais e processos autônomos de intercâmbio de tecnologias sociais.

Debatedores: Ricardo Abramovai (Professor USP), Pablo Capilé (Fora do Eixo) e Marcus Faustini (Agência de Redes para Juventude).

14:00 às 18:00 Horas

A COMUNICAÇÃO COMO AMBIENTE DE COOPERAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL – Busca-se neste encontro refletir sobre elementos da comunicação social na construção de identidade entre redes de movimentos sociais e na construção de um discurso de inclusão social para as novas gerações.

Debatedores: André Basbaum (SBT) e Renato Rovai (Revista Fórum).

19/12 – sexta

09:00 às 12:00 Horas

Encerramento das atividades

• Plenária Final:
• Sistematização das propostas, soluções e fortalecimento da conexão entre as redes e parceiros;
• Definir sobre formas de comunicação entre os representantes das redes e proposição de próximos encontros e novas parcerias;
• Avaliação do Evento.

Entidades e redes participantes: