Ações em Belo Horizonte

Na primeira quinzena do mês de abril nos dedicamos à pesquisa, discussão e levantamento de dados e propostas iniciais para a consultoria do projeto CIDADANIA 2.0. Foi feito um estudo baseado em pesquisas e investigações que norteiam os trabalhos em redes tendo como público prioritário a juventude no Brasil.

Pensando no nosso caso específico, nunca a população jovem foi tão expressiva no Brasil como nos dias atuais. Trata-se de um tema estratégico para o país. Segundo a antropóloga Regina Novaes, especialista no tema, a qual estamos estabelecendo contato, estudar a juventude é conhecer a sociedade e poder pensar, inclusive, em seus rumos. Dados do CENSO 2.000 apontam que a juventude já compreende um quarto da população brasileira, representando 50.241.785 de pessoas entre 18 a 34 anos (faixa etária utilizada em países como Espanha e Cuba).

Deste modo fizemos o levantamento das principais pesquisas existentes sobre o tema. São elas:

Após pesquisa inicial foram realizados encontros entre a equipe da ONG CONTATO e consultores, além de visitas a possíveis parceiros para o projeto. Abaixo segue o descritivo das ações realizadas:

Reunião com o consultor Fernando Vicário

bh1 bh2

Na terça-feira, dia 02 de abril, a equipe da ONG CONTATO (Helder Quiroga, Vitor Santana, Elisa de Sena, Aída Lage e Amarílio Gabriel) se reuniu com o consultor Fernando Vicário para estudo e discussão das questões conceituais da consultoria. Neste encontro foram discutidos e definidos o marco conceitual, as linhas de trabalho e pontos de ação da Consultoria.

Fernando Vicário é diretor de Consultores Culturales (Espanha), presta assessoria para diversas instituições acerca de políticas culturais, na Espanha e na Ibero-América e para projetos na área de educação, cultura e cooperação. É autor de numerosos trabalhos e publicações sobre políticas e indústrias culturais. Atua como professor visitante em diversos cursos em gestão e cooperação cultural, comunicação para a cultura e educação e cultura, dentre outros.

Visita à Escola Satélite

Ainda na terça-feira a equipe visitou a Escola Satélite – parceiro em potencial do programa CIDADANIA 2.0. A Escola Satélite é uma empresa de ensino telepresencial com apoio à aprendizagem via web que atua em todo o território nacional. É hoje consolidada como uma das mais importantes empresas de educação à distância do país, capaz de levar formação, educação e capacitação de qualidade a todas as regiões do Brasil.

Visita Casa Fora do Eixo Minas

Na quarta-feira, dia 03 de abril, a equipe visitou a Casa Fora do Eixo Minas. A casa compreende em um só lugar moradia, espaço de vivências, além de ser ambiente de trabalho para todas as frentes do circuito Fora do Eixo, uma das redes apoiadas pela FBB. Estas residências culturais atuam como espaços de intercâmbio de informações, metodologias, práticas colaborativas e construção coletiva.

Reunião com o Consultor Beto Cury

Na quarta-feira, dia 03 de abril, a equipe da ONG CONTATO deu continuidade a reunião estrutural sobre a consultoria. Neste dia estiveram presentes, além da equipe da ONG CONTATO, os consultores Fernando Vicario e Beto Cury. Foi elaborada uma apresentação para ser exibida em reunião com a FBB, contendo o histórico da consultoria (definição de conceitos, objetivos, e desafios), um desenho estratégico da FBB (vetores, redes, pontos negativos e desafios) e proposta de plano de ação e metas do Convênio.

Beto Cury foi dirigente estudantil, sindicalista, dirigente partidário e vereador em sua cidade. Filiado ao PT há 31 anos, foi convidado a ocupar o cargo de Subsecretário de Articulação Social, ligado à Secretaria-Geral da Presidência da República, e de Secretário Nacional de Juventude, o primeiro da história do País. Em oito anos de Governo Lula, coordenou o processo de construção e implantação da Política Nacional de Juventude. Também integrou o Conselho da Fundação Banco do Brasil.