Visita à ASA – Articulação no Semiárido

Em visita a cidade de Recife (PE) Helder Quiroga e Vitor Santana participaram  da reunião mensal dos coordenadores regionais da ASA (Articulação do Semi-Árido) para apresentar o projeto Articulação Estratégica das Redes nos Territórios, visando a participação efetiva de seus articuladores nacionais, assim como de identificar jovens lideranças que poderão participar da ação de Imersão das Redes.

Durante estadia em Recife a ONG CONTATO acompanhou o encontro dos coordenadores da ASA de Alagoas, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Paiauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de um representante do Maranhão. A Contato apresentou os principais objetivos do projeto de “Articulação das Redes nos Teritórios” e os representantes da ASA explicaram seu funcionamento institucional e práticas nos territórios em que ela atua. A reunião aconteceu na sede da entidade em Recife.Posteriormente foi feita uma reunião específica com o setor de comunicação da ASA, aprofundando o debate sobre a ação de  Imersão das Redes do projeto de Articulação Estratégica, que levará a Brasília em outubro as principais cabeças de rede de movimentos sociais e jovens lideranças para a elaboração de um plano estratégico de fortalecimento das redes nos territórios, da qual a ASA fará parte.

Helder e Vitor também reuniram-se com Amparo Araújo e Vladimir Brasiliano, da Secretaria Executiva de Articulação Internacional do Governo de Pernambuco, com o objetivo de ampliar a rede de articulação local com o Estado e na busca na ampliação de parceria no campo dos Direitos Humanos. Amparo Araújo foi Secretária de Direitos Humanos de Recife na gestão do prefeito João da Costa (PT), entre 2008 e 2012.Amparo é também fundadora do grupo Tortura Nunca Mais e premiada nacional e internacionalmente por seus programas voltados para a juventude no Estado.