Tribo Ashaninka – Rede de Povos das Florestas

Em visita às instalações do Centro Yorenka Ãtame, os consultores Vinicius Carvalho, Helder Quiroga e Vitor Santana estiveram todo o tempo acompanhados do coordenador do projeto Benki Piyãko Ashaninka, vencedor do Prêmio Nacional de Direitos Humanos de 2004 na categoria Comunidades Indígenas.

O Centro Yorenka Ãtame busca a capacitação e formação de jovens e crianças para o trabalho no campo do meio ambiente e sustentabilidade utilizando a cultura como forma de aprendizado. Foi inaugurado em 2007 e está constituído como associação. Na área de 86 hectares, já foram plantadas mais de 80 mil mudas de 146 espécies de árvores entre frutíferas e madeiras de lei, combinando reflorestamento e ampliação da segurança alimentar.

Mais recentemente, o Centro Yorenka Ãtame assinou também um convênio com a Fundação Banco do Brasil, numa parceria com o BNDES, para a realização de um projeto de piscicultura e reflorestamento.

O Centro também desenvolve um trabalho de conscientização da população de Marechal Taumaturgo. O objetivo, segundo os Ashaninka, é promover a união de índios e não índios em favor da floresta em pé, tanto no Brasil como no Peru.

Do ponto de vista da articulação local, estivemos com o Governador do Acre, Sr. Tião Viana, e com o Prefeito de Marechal Thaumaturgo, Sr. Aldemir Lopes, momento em que foi firmado compromisso de apoio às atividades desenvolvidas pela Associação Apiwtxa e ampliação dos trabalhos com o Governo e com o Município.

Em visita à Aldeia Ashaninka, estivemos reunidos com lideranças como o Cacique Sr. Antônio Piyãko, Moisés Piyãko e Isaac Piyãko, momento em que foi apresentado o projeto Articulação Estratégica das Redes nos Territórios e a garantia de sua participação no Seminário de Imersão que ocorrerá em Outubro.