ONG Contato

A cultura é um elemento fundamental para a construção da cidadania e é através dela que se configura a identidade de um povo, ou nação, assim como, suas formas de expressão artísticas, sociais, econômicas e políticas. Diversas iniciativas voltadas para a inclusão social utilizam as manifestações culturais como instrumento de transformação da realidade no Brasil e no mundo. Dentre as inúmeras contribuições neste campo, vêm se destacando as ações e projetos desenvolvidos pela organização não-governamental Contato – Centro de Referência da Juventude, sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O Contato é uma entidade privada, sem fins lucrativos que desde 2001 têm suas atividades direcionadas para a construção de um diálogo entre jovens, artistas e produtores culturais brasileiros e estrangeiros; a defesa de princípios relacionados aos Direitos Humanos; a diversidade cultural e a concepção de uma cidadania oriunda da conscientização política através da arte.

Atualmente, o Contato desenvolve projetos de reflexão, formação e produção cultural nas áreas de audiovisual, música, artes plásticas, inclusão digital, meio ambiente e cooperação internacional com países da África, América Latina e Europa. Um dos princípios básicos é aproximar jovens de classes sociais e culturas distintas para atuar de forma colaborativa e participativa no mercado cultural independente.

A organização busca, ainda, promover o intercâmbio e a cooperação cultural entre jovens artistas e produtores culturais, formando novas lideranças comunitárias capazes de atuar em um contexto global; estimulando e fortalecendo as potencialidades criativas de cada região e utilizando o terceiro setor como ambiente de trabalho e mobilização social na construção de um mundo mais justo e solidário.