Minas Cine


Está no ar mais uma iniciativa da ONG Contato!

O Projeto Minas Cine busca o desenvolvimento de uma plataforma de articulação, produção, difusão e formação de novos gestores e realizadores de audiovisual em Minas Gerais.

Esta iniciativa tem como propósito fundamental contribuir para o fortalecimento das atividades audiovisuais no Estado, além de proporcionar a formação de profissionais, estudantes e produtoras mineiras, gerando inclusão sócio produtiva de jovens criadores no mercado de trabalho do audiovisual nas 10 regiões administrativas do Estado de Minas Gerais. O projeto se dará através da realização de cursos técnicos e atividades de formação, produção e intercâmbio de conhecimentos entre artistas, coletivos e profissionais do mercado audiovisual brasileiro.

Além do curso, teremos uma ampla pesquisa sobre o consumo audiovisual em nosso estado, e ainda um seminário para apresentação dos resultados da pesquisa, uma publicação com a análise dos dados e uma web-série sobre a produção audiovisual de nosso Estado e sua conexão com as regiões onde estão inseridas.

Fique por dentro!

Em nossas páginas no Facebook ou no Instagram você acompanha a abertura das inscrições dos cursos em cada região do Estado de MG.

Organização
ONG Contato

Patrocínio
Fundação ArcelorMittal,
Companhia Energética de Minas Gerais
e Governo do Estado de Minas Gerais

Realização
Secretaria Especial de Cultura – Ministério do Turismo – Governo Federal


CIDADES MINEIRAS CONTEMPLADAS

Aqui você encontra a turma de todos os municípios por região do Estado de Minas Gerais contemplados no Projeto MinasCine.

CONFIRA A LISTA COMPLETA

MÓDULOS DO CURSO


Políticas Públicas para o audiovisual

PROFESSOR GABRIEL PORTELA

Elementos fundadores das políticas de Audiovisual no Brasil, desenvolvimento e participação na construção de políticas públicas, ANCINAV, Brasil de Todas as Telas e políticas de fomento e desenvolvimentos regionais. O papel das cidades no desenvolvimento do audiovisual e a construção de diálogos  das autoridades fílmicas nas diversas esferas da administração pública.

SOBRE O PROFESSOR

Gabriel Portela é Administrador, Gestor cultural e mestrando em Economia pela UFRGS. Atual Secretário Municipal Adjunto de Cultura de Belo Horizonte coordenou a implementação do BH nas Telas – Programa de Desenvolvimento do Audiovisual e da Belo Horizonte Film Commission. Entre 2014 e 2016 foi chefe da Assessoria Especial do Ministério da Cultura e assessor especial da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Já em 2017, coordenou o desenvolvimento da plataforma de vídeo on demand Spcine Play na Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo.

Direito Autoral, Controladoria e Prestação de Contas

PROFESSOR Rafael Neumayr

Aplicação prática do direito autoral na indústria do entretenimento. Direitos patrimoniais e morais de autor e direitos conexos. Compra dos direitos de adaptação de livros de ficção e biografias. Autorização de uso de imagem. Contratos com os autores da obra cinematográfica (diretor, roteirista, compositor da trilha musical). Contratos com atores e técnicos. Obrigações trabalhistas e previdenciárias. Relacionamento com sindicatos e entidades de classe. Prestação de contas e auditoria das contas de um projeto audiovisual.

SOBRE O PROFESSOR

Rafael Neumayr é advogado e mestre em direito empresarial com ênfase em propriedade intelectual. É Vice-Presidente da Comissão de Direito da Economia Criativa e foi Presidente da Comissão de Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte e Vice-Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/MG, além de membro da Câmara da Indústria do Audiovisual de Minas Gerais/FIEMG. É sócio do escritório de advocacia especializado em Direito do Entretenimento Drummond & Neumayr Advocacia. Em sua carreira, Rafael coordenou a assessoria jurídica a mais de cem obras audiovisuais, como longas-metragens e séries, além de games.

Produção Executiva para o audiovisual

PROFESSORA MINOM PINHO

Esta disciplina se dedica a compreensão do universo de atuação de um produtor cinematográfico e sua relação com o mercado do audiovisual. A produção executiva como plataforma de base para o desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual. Aqui o aluno terá contato com as formas de financiamento para o audiovisual no Brasil, além dos mecanismos possíveis de realização de um produto audiovisual.

SOBRE A PROFESSORA

Idealizadora, consultora e produtora de importantes editais, fundos, concursos e festivais com foco no setor audiovisual brasileiro. Assina plataformas de desenvolvimento das cadeias criativas e produtivas do setor, revelando novos talentos por meio de plataformas criativas de destaque no cenário nacional, como NetLabTV – Novas Ideias de Séries Brasileiras, Festival de Curtas TNT, FAMA – Fundo Avon de Mulheres no Audiovisual e FIM CINE – Festival Internacional de Mulheres no Cinema. Pesquisadora de políticas de financiamento cultural e empreendedorismo criativo, ministra cursos e palestras em diversas instituições pelo país.

Sustentabilidade, Inclusão no Audiovisual e Film Comission

PROFESSORA Tammy Weiss

Esta disciplina se dedica a retratar experiências de projetos de inclusão socioprodutiva no audiovisual brasileiro tendo a sustentabilidade e o combate às desigualdades como fator de desenvolvimento econômico e de cidadania nos territórios

Criação e formulação de políticas de criação de film commissions e suas interfaces no desenvolvimento regional tendo o audiovisual como elemento estruturador e inclusivo.

SOBRE A PROFESSORA

Com experiência no setor do audiovisual há 25 anos, iniciou carreira como produtora de televisão e migrou para o cinema em 2002. Atua nas áreas de produção de filmes, gestão do projetos audiovisuais e como gestora de Film Commission.

Formatação e Elaboração de projetos audiovisuais

PROFESSORA Júlia Nogueira

A regulamentação dos setores de cinema e TV no Brasil. Os órgãos reguladores do Estado que afetam a indústria audiovisual e suas atribuições: ANCINE, CVM, ANATEL. As principais leis e regulamentos que regem a indústria audiovisual no Brasil. As leis federais, estaduais e municipais de incentivo à cultura e ao audiovisual e sua aplicação.

Como elaborar e habilitar um projeto nas leis de incentivo, editais e fundos setoriais. Elaboração de sinopses e justificativas. Formatação de projetos para cinema, TV, internet e mercado internacional. Definição de orçamento e de valores a captar por meio das leis de incentivo, fundos setoriais e editais. Como se organizar a estrutura de um projeto, sua concepção e metodologia.

SOBRE A PROFESSORA

No mercado audiovisual desde 2000, Júlia Nogueira desenvolve e produz séries e longas-metragens de ficção, documentário e animação.

Em 2017, fundou a Camisa Listrada BH e coproduziu os longas de ficção MARIA DO CARITÓ (Eh Filmes), PREDESTINADO – ARIGÓ E O ESPÍRITO DO DR. FRITZ (Moonshot Pictures) e DERRAPADA (3 Tabela Filmes). Antes, produziu as séries EXPEDIÇÕES BURLE MARX e INHOTIM: ARTE PRESENTE (vencedora da série documental do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019); e o longa doc POR UM TRIZ, todos pela Camisa Listrada. É coautora do “Guia de Elaboração de Projetos Audiovisuais – Leis de Incentivo e Fundos de Financiamento”. É mestre em Estudos Cinematográficos e Estudos Latino-Americanos (Especialização em Comunicação), pós-graduada em Gestão Cultural e bacharel em Jornalismo.

Negócio da Distribuição e Cinema Digital

PROFESSOR Igor Kupstas

O Negócio da Distribuição e Cinema Digital no Brasil, suas principais interfaces, produtos, formatos e novas janelas para exibição, levando em consideração o fenômeno do streamming e do vídeo por demanda (VOD), como formas de acesso e consumo audiovisual.

SOBRE O PROFESSOR

Igor Kupstas é hoje diretor da O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, produtora de Fernando Meirelles, Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro. Entrou na empresa para criar o departamento em 2013. Jornalista com pós graduação em marketing, começou a carreira em 1999, no site de cinema e-Pipoca. Em 2003 inaugurou o departamento de marketing digital da Europa Filmes. Em 2018 passou a integrar o grupo de professores da Pós Graduação em Negócios Audiovisuais da FAAP.

Metodologias e Técnicas de Pitching

PROFESSOR Victor Lopes

As etapas de desenvolvimento de um projeto, desde a ideia original, o desenvolvimento do roteiro, o “empacotamento” e o “business plan”, até a sua produção e comercialização. Identificação de temas, livros, fatos e histórias com potencial de adaptação. Opção de aquisição dos direitos. Desenvolvimento da história / tema em roteiro: a escolha do(a) roteirista. Fases do desenvolvimento: argumento, tratamento, “first draft”, “rewrite” e “polishes”. Os principais formatos típicos de cinema e de TV (longa-metragem, telefilme, documentário, série de TV, “sitcom”, novela etc.). Estruturas típicas de cada tipo de roteiro e projeto. Definindo o tamanho do filme, orçamento x viabilização. Empacotamento: agregando talentos-chave (diretor, atores, técnicos principais).

SOBRE O PROFESSOR

Victor Lopes é Diretor, Roteirista, e Produtor de Cinema e TV. Dirigiu o curta-metragem “Bala Perdida” e os longas “Língua”, “Eliezer BaGsta”, “As Aventuras de Agamenon, O Repórter”, “Serra Pelada, A lenda da Montanha de Ouro” e “BeGnho, A Esperança Equilibrista”, vencedores de 34 prêmios nacionais e internacionais, com mais de 1 milhão de espectadores. Na Televisão, dirigiu séries e programas para Canal Plus, History Channel, Arte-France, GNT, MulGshow, Futura, e Rede Globo. Lopes atua também como professor e consultor na área de Desenvolvimento de Projetos e Pitching, e em 2015 funda a Faro Formatos, produtora de conteúdo e propriedade intelectual.


MAIS INFORMAÇÕES


Ficou interessado? Preencha seus dados para receber em breve mais informações sobre o Minas Cine e fique sempre ligado aqui no site.