TEMA: CULTURA E MEIO AMBIENTE


A CONTATO é uma entidade sem fins lucrativos que este ano completa 20 anos de atuação na realização de projetos socioculturais com foco na juventude. Dedicada à aproximação entre jovens de classe média e periferia, a CONTATO desenvolve projetos relacionados às áreas do Audiovisual, Música, Cooperação Internacional e articulação de redes de movimentos sociais. Suas atividades são vinculadas a formação, inclusão social, realização de eventos e na produção de conteúdos educacionais como forma de combate as desigualdades sociais através da cultura.

Neste ano comemorativo, a CONTATO definiu como pilar estratégico direcionar suas ações institucionais ao campo do meio ambiente, da sustentabilidade e da preservação de diálogos culturais a partir da relação com a natureza. Para isso, criou o Outras Florestas uma iniciativa em parceria com a o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o Instituto Yorenka Tasorentsi (Acre) e a Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte, que visa a realização de ações de plantio e educação ambiental nas periferias da capital mineira tendo a cultura como elemento de transformação social e combate as desigualdades.

Para participar da primeira edição do evento Outras Florestas, convidamos o cantor e compositor Gilberto Gil, que versa sobre o meio ambiente e a cultura em suas composições e em inspirações que percorrem toda sua carreira. Enquanto Ministro da Cultura, expandiu e aprofundou o debate sobre cultura e meio ambiente na aproximação de ações institucionais entre ministérios e na condução de políticas culturais que acolheram culturas indígenas e povos originários em todo o território nacional. Ao longo de sua atuação profissional e militante vem chamando atenção para a preservação da natureza e mais recentemente participou junto com o fotógrafo Sebastião Salgado do lançamento do projeto “Refloresta” em parceria com o Instituto Terra.

A cultura e o meio ambiente sempre foram temas essenciais na carreira de Gil que receberá nesta aula/show a participação especial do pajé e liderança indígena Benki Piyãko.


OUTRAS FLORESTAS


OUTRAS FLORESTAS é uma iniciativa da ONG CONTATO em parceria com a o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o Instituto Yorenka Tasorentsi (Acre) e a Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte, que visa a realização de ações de plantio e educação ambiental nas periferias da capital mineira tendo a cultura como elemento de transformação social e combate as desigualdades.

AULA/SHOW  GILBERTO GIL COM PARTICIPAÇÃO DE BENKI ASHANINKA

INGRESSOS AQUI

GILBERTO GIL


A relação entre cultura e meio ambiente sempre fizeram parte das inspirações artísticas e ativistas do compositor Gilberto Gil. Neste evento, Gil percorrerá sobre temas de importância na atualidade intercalando canções e suas perspectivas como criador, ex-ministro e militante das causas ambientais sobre o papel da cultura como elemento fundamental na defesa da natureza.


BENKI ASHANINKA


Representante político e xamânico da etnia Ashaninka no Acre, presidente do Instituto Yorenka Tasorentsi, uma das lideranças indígenas mais importantes da nova geração no Brasil e defensor de práticas sustentáveis de manejo florestal na Amazônia. Benki foi convidado a participar da aula/show com Gilberto Gil trazendo a experiência viva dos povos da floresta, de seu trabalho junto a juventude e de suas reflexões para o futuro da relação entre a cultura indígena e as causas ambientais no mundo atual.


EXPOSIÇÃO POVOS ORIGINÁRIOS


A exposição POVOS ORIGINÁRIOS é inspirada no livro homônimo de Ricardo Stuckert que retrata a cultura indígena brasileira ao largo de uma pesquisa desenvolvida pelo fotografo ao longo de anos. O lançamento da exposição ocorrerá na Galeria Arlinda Correia do Palácio das Artes no dia 04 de junho às 19h e permanecerá aberta ao público até o dia 12 de junho durante as comemorações da semana do meio ambiente.


NOSSO OBJETIVO


O evento “OUTRAS FLORESTAS” tem como objetivo divulgar ações que a entidade realizará na cidade de Belo Horizonte no intuito de reforçar a necessidade de preservação ambiental e de reflorestamento urbano das periferias das grades cidades brasileiras como forma de combate as desigualdades sociais junto a juventude.

As primeiras ações de plantio e recuperação de áreas degradas nas periferias de Belo Horizonte ocorrerão nos bairros Paulo VI e Barreiro em que estão localizadas a agrofloresta Coqueiro Verde e o parque Vila Pinho, ambos territórios foram escolhidos em consonância com a Fundação de Parques e a Secretaria de Meio Ambiente do município. Ao todo serão plantadas 1.600 mudas de árvores nativas em período próximo a temporada das chuvas e realização de oficinas culturais ligadas ao tema do meio ambiente.