O projeto Contato Filmes é uma iniciativa da ONG Contato, que se destina às atividades voltadas para a reflexão sobre o mercado audiovisual no Brasil, em especial em Minas Gerais. Se propondo a contribuir para o desenvolvimento de ações que visem uma maior articulação do setor audiovisual, inclusão social, produção de conteúdos de cunho formativo e reflexão crítica sobre modelos de desenvolvimento do audiovisual. Diante desse conceito, realizaremos em Agosto e Setembro de 2018 o Circuito Cinematográfico de Periferia, que contemplará oficinas em cinco comunidades de Belo Horizonte e uma em Contagem, além de exibições de treze filmes.

A quebrada faz cinema

OFICINA DE DOCUMENTÁRIO

Tem alguma história na sua quebrada que gostaria de contar? Tá afim de desembolar ou experimentar registrar sua realidade através do cinema? Cola com a gente! O Circuito Periférico de Cinema, se propõe á ofertar oficinas de audiovisual com objetivos de realizar a produção de documentários. Se você é jovem é já fez 14 anos, venha pegar a senha de produzir, filmar e editar seus próprios filmes. Vamos registrar imagens, sons, memórias, histórias além de trocar muita ideia sobre os territórios, política, cidadania e a vida em comunidade. Chega junto que é noix!

OFICINA DE VIDEOCLIPE

E ai parceiro, tudo tranks? Vc tem um grupo musical ou uma banda? Tá ligado naquele videoclipe de Rap, Funk ou Rock que você gosta e sempre ficou na dúvida de como eram feitos? Tá afim de produzir um pra vocês ou para os broders da quebrada? O Circuito Periférico de Cinema, se propõe a realizar uma oficinas de audiovisual com foco em produção de videoclipes. Venha aprender a produzir, filmar e editar seus próprios clipes. Chega junto com a gente que em breve seu vídeo estará bombando nas redes sociais.


Coletivo de oficineiros

Marcelo Lin é formado em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Minas Gerais – Escola Guignard e desde 2005 atua no cinema como diretor e produtor. Entre 2010 e 2014 dirigiu vários episódios da série Televisiva “Rede Jovem de Cidadania” veiculada na TV Brasil e Rede Minas e nos últimos anos ministrou oficinas de audiovisual em vários projetos; Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum, Projovem Adolescente, Move Cultura, Festivais de Inverno da UFMG entre outros. Entre 2015 e 2018 realizou vários videoclipes e dirigiu três documentários de forma independente, De Magrela, Ostentação e o filme BH é o Texas.

Marcão da Pesada é bacharel em Cinema e Audiovisual pelo Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário Una em 2016. Realizou trabalhos como Educador no projeto Imagem e Participação pela ONG Oficina de Imagens, responsável pela produção audiovisual do ponto de cultura Estação Digital D.ver-Cidade Cultural, Diretor de Fotografia no curta-metragem Direitos Humanos para o Canal Futura no ano de 2007, também fez a direção de fotografia dos videoclipe: Artista Radical Tee: Música: Retrato; Zelotty: Gueto Rico e Prosseguir ou desistir; Marcelo Mascote: Vício Bom; Mc Betão Boladão: Vida Loka; Banda Coletivo Dinamite: Música De Magrela, Diretor de fotografia do filme Ostentação de 2016 e também do De Magrela realizados no mesmo ano.
Direção de fotografia: BH é o Texas – 2017,Travessia de uma estrela – 2017,Serra Verde – 2016,¼ Eu e Vários Outros – 2013,Projeto piloto série de tv: No Balanço do Balaio – 2012
Curta metragem: Barbara – 2012.

Roberth Michael, ator, fotógrafo, produtor audiovisual, arte educador, morador do Morro do Papagaio desde nascido. Graduado em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA. Atualmente é Diretor da produtora Dipulão Filmes e Assessor de Comunicação da Associação Cultural Casa do Beco.

 

Daniel Adriano Dorledo de Faria, produtor áudio visual, rapper e arte educador. Realiza trabalhos com a musica, shows, apresentações e produção, atua na área de educação desde 2008 em projetos como, Escola Aberta, Escola Integrada e fez parte da equipe de Educomunicação da SMED (secretaria municipal de educação). Também fez parte do Coletivo Gera Ação, com trabalhos de mobilização social no aglomerado da Serra com ações sócio culturais e artística. Trabalhou em diversos projetos da AIC – Associação Imagem Comunitária, com mais tempo no Rede Jovem de Cidadania, projeto que realiza programas de TV, formato documentário. Atualmente é gestor dos trabalhos da Vira Filmes produções, selo criador por ele em 2011.


Calendário das oficinas

Aglomerado da Serra
Documentário
Data: 27 a 31/08
Horário: 19h às 21h
Local: CRAS Nossa Senhora de Fátima – Rua Dona Benta, 145 Serra

Alto Vera Cruz
Documentário
Data: 20 a 24 de agosto
Horário: 14h30 às 16h30
Local: ARebeldia – Rua Desembargador Bráulio, 167

Barragem Santa Lúcia
Documentário
Data: 27 a 30 de agosto
Horário: 14h30 às 17h
Local: Casa do Beco – Avenida Arthur Bernardes, 3.876

Barreiro
Videoclipe
Data: 13 a 17 de agosto
Horário: 19h às 21h
Local: Viaduto das Artes – Av. Olinto Meireles, 45 – Barreiro

Comunidade dos Arturos (Contagem)
Documentário
Data: 20 a 24 de agosto
Horário: 19h às 21h
Local: Rua da Capelinha, 50 – Jardim Vera Cruz II

Venda Nova
Videoclipe
Data: 13 a 17 de agosto
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Centro Cultural Venda Nova – Rua José Ferreira Santos, 184


Toda oficina irá gerar um conteúdo que será exibido no final do ano, encerrando o projeto Contato Filmes.

27 de agosto
Abertura Ong Contato
Endereço: Rua Pouso Alto, 175 Serra
Horário: 19h
Exibição do curta: Juventude e Periferia

28 de agosto
Comunidade dos Arturos – Contagem
Local:  Rua da Capelinha, 50 Jardim Vera Cruz II
Horário: 19h
Exibição dos filmes: Égun / Oxum / Santino e o Bilhete Premiado

29 de agosto
Barreiro
Local: Pista de skate do BarreiroAvenida Afonso Vaz de Melo, 1001
Horário: 19h
Exibição dos filmes: Nada / Chico

30 de agosto
Alto Vera Cruz
Local:  ARebeldia – Rua Desembargador Bráulio, 167
Horário: 20h
Exibição dos filmes: O som que vem das ruas / O Quebra Cabeça de Tarik / Égun

31 de agosto
Venda Nova
Local: Centro Cultural Venda Nova – Rua José Ferreira Santos, 184
Horário: 20h
Exibição dos filmes: O som que vem das ruasFilme de rua

01 de setembro
Aglomerado da Serra
Local:  Rua Nossa Senhora de Fátima próximo ao nº 1232 Vila Nossa Senhora de Fatima
Horário: 19h30
Exibição do filme: Baronesa

02 de setembro
Barragem Santa Lúcia
Local:  Casa do Beco – Avenida Arthur Bernardes, 3876
Horário: 19h
Exibição dos filmes: Constelações / Favela em Diáspora / Quintal


REALIZAÇÃO:

PATROCÍNIO:

INCENTIVO:

Projeto executado por meio
da Lei Estadual de Incentivo
à Cultura de Minas Gerais.
CA: 0687/001/2017