Diagnóstico socioeconômico do audiovisual em MG - 2025


O Diagnóstico Socioeconômico do Audiovisual Mineiro é um estudo elaborado pela ONG Contato, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE MG), que busca traçar um panorama sobre a atividade do setor audiovisual em Minas Gerais, tendo a interlocução direta com as empresas que atuam neste segmento econômico no Estado.

O Audiovisual, como cadeia produtiva, é um importante vetor econômico que alia inovação, tecnologia e sustentabilidade na geração de emprego e renda, visando mercados internos e também internacionais para exportação de talentos e propriedade intelectual.

Sua cadeia compreendida pelos principais elos da produção, distribuição e exibição constitui um ecossistema complexo e dinâmico que exige mão de obra qualificada, investimento em infraestrutura tecnológica e articulação de investimentos públicos e privados para sua plena operacionalização.

Esta pesquisa se valeu de dados oriundos do Observatório da Agência Nacional de Cinema, Observatório do Audiovisual de Belo Horizonte, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e da realização de dois grupos focais em parceria com o Instituto Ver ouvindo diretamente profissionais do setor audiovisual na capital mineira e nos principais polos de audiovisual do interior de Minas.

A pesquisa como parte de uma série histórica sobre a economia do Audiovisual em Minas Gerais, aponta para desafios e oportunidades deste segmento na criação de negócios, geração de emprego e renda, atração de investimentos e políticas de desenvolvimento econômico para o audiovisual, podendo se tornar uma alternativa importante no crescimento econômico, aumento de arrecadação de impostos e promoção da capital mineira e do estado, em sua integração regional, como parte do fortalecimento do audiovisual brasileiro.


ÍNDICE REMISSIVO


    1. AUDIOVISUAL NO CONTEXTO DA ECONOMIA CRIATIVA MUNDIAL
    2. AUDIOVISUAL NO CONTEXTO BRASILEIRO
    3. MINAS GERAIS NA AGÊNCIA NACIONAL DE CINEMA (ANCINE)
    4. CENÁRIO DE PRODUTORAS INDEPENDENTES BRASILEIRAS
    5. ECONOMIA DO AUDIOVISUAL EM MINAS GERAIS
      • AUDIOVISUAL NA LEI DE INCENTIVO FISCAL DE MINAS GERAIS
      • RELAÇÃO DE CNAES (CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS) DO AUDIOVISUAL EM MINAS GERAIS
      • DADOS DE ARRECADAÇÃO DO ICMS DO AUDIOVISUAL EM MG
    6. ECONOMIA DO AUDIOVISUAL EM BELO HORIZONTE
      • ARRECADAÇÃO DE ISSQN EM BELO HORIZONTE – 2007 A 2023
      • SALAS DE EXIBIÇÃO
      • FILME COMMISSION
    7. MERCADO AUDIOVISUAL MINEIRO – ESTUDO QUALITATIVO
      • POLÍTICAS PÚBLICAS
      • TALENTO E O NEGÓCIO
      • A ESCUTA E O DIÁLOGO
      • CADEIA PRODUTIVA DESEQUILIBRADA
      • AS DIFICULDADES PARA EXIBIÇÃO
      • AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
      • INTERIOR E SUAS ESPECIFICIDADES
    8. ANÁLISES CONCLUSIVAS


REVISTA ELIPSE


Revista Elipse


A ELIPSE é uma publicação direcionada ao mercado audiovisual brasileiro, a partir de textos reflexivos e informativos que vão de críticas de cinema a análises econômicas e políticas deste segmento em esfera nacional, e em especial em Minas Gerais.

6ª EDIÇÃO

Com a Larissa Bocchino na capa, a revista ELIPSE chega à sua sexta edição!

A revista traz matérias sobre a juventude, a que é retratada nas telas, em filmes como “Confissões de Adolescente” e “A Noite Amarela”, e a que está por trás das câmeras. Outro entrevistado é o cearense Leonardo Mouramateus, diretor de “Greice”, um dos melhores filmes lançados em 2024.

Download da 6ª edição

5ª EDIÇÃO

A quinta edição destaca a trajetória do ator Ailton Graça, a partir de seu trabalho em “Mussum, o Filmis”, que lhe valeu o Kikito da categoria no Festival de Gramado. A revista também apresenta um dossiê sobre a história da produção de séries no Brasil e artigo sobre os 50 anos da Associação Brasileira de Documentaristas

Download da 5ª edição

4ª EDIÇÃO

A ELIPSE #4 traz um olhar apurado sobre a produção audiovisual em MG, perfazendo uma trajetória que começa nos primórdios em Cataguases e segue até os últimos movimentos de uma das cinematografias que mais crescem no país. Nesta edição, a ELIPSE se integra ao projeto Minas Cine, que retrata o audiovisual mineiro como importante plataforma de articulação estratégica para o desenvolvimento do cinema brasileiro.

Download da 4ª edição

3ª EDIÇÃO

A atriz Letícia Sabatella estampa a capa da terceira edição da revista de audiovisual ELIPSE. A publicação enfoca neste número o cinema feito no Norte do país, impulsionado nos últimos anos pelas produções voltadas a temáticas indígenas e ambientais.

Download da 3ª edição

2ª EDIÇÃO

Esta segunda edição da revista ELIPSE traz na capa uma entrevista inédita com o ator Wagner Moura e outra entrevista com o também ator baiano Fabrício Boliveira, e visita os territórios de identidade do audiovisual na Bahia.

.

Download da 2ª edição

1ª EDIÇÃO

Nesta primeira edição, destacamos a entrevista com a diva do cinema brasileiro, a atriz e ativista Dira Paes, que aborda a sua trajetória profissional de 35 anos, envolvendo-se com uma produção rica e diversa, retrato do incremento da produção em todo o país.

Downaload da 1ª edição