ONG contato, 20 anos de luta e conquistas.
ONG Contato é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2002, na cidade de Belo Horizonte (Brasil), voltada para a realização de projetos e ações que visam à formação e capacitação profissional, geração de conteúdos e articulação em rede.
A Contato busca a valorização da diversidade cultural atuando nas áreas do audiovisual, música, tecnologia e inovação, articulação de movimentos sociais em rede e cooperação internacional, buscando sempre inovar e estabelecer diálogos entre a juventude e a cidadania.
Linha do tempo
“Canja” de Gilberto Gil no seminário Cidadania 2.0, em São Paulo
É inaugurada a Estação de Metarreciclagem de Contagem
Festa de lançamento da ONG Contato no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte.
QUEM SOMOS
Carlos Nagib Nunes Monteiro
Formado em Ciências Econômicas pelo Unicentro Newton Paiva, pós graduado em Gestão de Micro, Pequenas e Médias empresas pelo Unicentro Newton Paiva com especialização em Gestão Estratégica de Empresas pela Fundação Dom Cabral. Foi educador corporativo na UNIBB, foi Gerente Geral do CCBB BH, professor de pós graduação na PUC Minas e, atualmente, é presidente da ONG Contato - Centro de Referência da Juventude.
Helder Quiroga
Mestre em Comunicação Social na linha de Pesquisa em Imagem e Som da Universidade de Brasília; Pós-Graduação em Cinema pelo Instituto de Educação Continuada da Universidade Católica de Minas Gerais (IEC-PUC MG); Graduação em Comunicação Social da Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG). Como Profissional do mercado é Diretor de Cinema, Produtor Cultural, Consultor de investigação em mercados audiovisuais, Coordenador da ONG Contato – Centro de Referência da Juventude e Membro Fundador da Câmara da Comunicação e Audiovisual da FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais).
Vitor Santana
Cantor, compositor, fundador e coordenador de música da ONG CONTATO. Foi fundador e Diretor Administrativo da SIM (Sociedade Independente da Música) e Diretor de Articulação Política do Fórum da Música de Minas Gerais. Tem 4 discos gravados: Abra-Palavra, Beirute, Coladera e Coladera La Dôtu Lado, trabalho que já circulou mais de 15 países em apresentações em diversos festivais, como o Montreux Jazz Festival em 2019.
Fernando Libânio
Graduou-se, em 1999, em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde então, vem se dedicando ao desenvolvimento de projetos nas áreas do audiovisual e da cultura. Fernando participou de diversos projetos na área de formação de público para obras Culturais brasileiras, formação de novos realizadores no campo audiovisual e festivais, circulação de exposições etc. Além disso, trabalhou em filmes de longa, média e curta-metragem, atuando como Produtor Executivo, Diretor de Produção, Produtor de Platô, Produtor de Locação etc. Atuou ainda como parecerista do ministério da Cultura ao longo de 3 anos, tendo analisado mais de 100 projetos.
Thaylane Cristina
Graduanda em Cinema e Audiovisual pela UNA. Iniciou sua formação na PUC Minas e estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), em Portugal, onde conseguiu explorar reflexões sobre a imagem em diversas áreas artísticas. Foi jurada na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, curadora da noite de projeções do Loading Festival, fotógrafa no Fest New Films Festival, ambos em Portugal e participou da edição de 2018 do festival Les Rencontres de la photographie d’Arles, na França. Foi curadora de alguns festivais de cinema no Brasil e em Portugal e realizou curtas-metragens exibidos em festivais internacionais como o nigeriano Inshort Film Festival e Hyperfest, na Romênia. É assistente de produção da ONG Contato – Centro de Referência da Juventude, monitora do curso de Gestão Audiovisual para TV e Cinema, em parceria com ANCINE e coordena o projeto audiovisual CineLab, incentivado por meio da LMic da PBH.
Bruna Maynart
Está cursando o último período de Cinema e Audiovisual no Centro Universitário Una. Fez quatro períodos do curso de Letras na UFMG e curso de fotografia na Escola de Imagem. No cinema e nos videoclipes, atua como roteirista, montadora e editora de vídeo, diretora de arte e também como diretora em filmes experimentais.